Formato

As atividades do IV Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar serão desenvolvidas em três dias, sendo elas: conferência, mesa-redonda, oficinas e apresentações de experiências de ensino bem sucedidas desenvolvidas nos cursos de graduação da UFSCar.
O primeiro dia de atividades (02/03/10) do IV Seminário será realizado no Campus São Carlos com a participação dos docentes dos três campi da UFSCar. No segundo e terceiro dias do Seminário serão desenvolvidas oficinas com temas distintos para cada campus.

02/03/2010 (terça-feira) - Campus São Carlos


A conferência de abertura terá como tema “Desafios da Ação Docente: Quatro Verbos Essenciais”.

A mesa-redonda terá como tema “Ensino: Abordagens do Processo”

Apresentações de experiências de ensino bem sucedidas desenvolvidas nos cursos de graduação da UFSCar.

 

03/03/2010 (quarta-feira) e 04/03/2010 (quinta-feira) 

  • Campus Araras

As oficinas, num total de duas, terão os seguintes títulos:

Ensino de graduação: dialogando sobre teorias e práticas para enfrentar desafios da sala de aula e Verdade e realidade no contexto da prática e da formação docente.

  • Campus São Carlos

As oficinas, num total de onze, terão os seguintes títulos:

A Construção Social da Tecnologia e o Ensino de Engenharia; A sala de aula como espaço de apropriação e construção de conhecimento; Da escola que temos para a escola que queremos: é fácil a transição?; Ensino de biologia para a formação docente: perspectivas a partir de uma pedagogia crítica; Ensino de graduação: dialogando sobre teorias e práticas para enfrentar desafios da sala de aula?; Inovação na educação em um mundo de mudanças; Os professores e suas práticas em discussão: os casos de ensino como ferramenta de reflexão do desenvolvimento profissional e Prática pedagógicas. É possível uma universidade de qualidade para todos

  • Campus Sorocaba

As oficinas, num total de três, terão os seguintes títulos:

A atuação docente no ensino universitário: reflexões; A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA na área das ciências exatas e tecnologia EM DEBATE e Tendências pedagógicas no ensino superior.

Ações do documento